O Pacto Estratégico para a Cultura em Sintra é um compromisso político entre a candidata à Presidência da Câmara Municipal de Sintra, Ana Mendes Godinho, pela Coligação As Pessoas, Sempre PS/LIVRE, e os agentes culturais do município de Sintra. Esta visão transcende a mera preservação do património, focando-se na cultura viva que emana dos bairros e comunidades, promovendo a coesão social e a identidade local.
Acreditamos que a cultura é um direito fundamental, inseparável da habitação, saúde e educação, sendo um pilar da democracia e da cidadania. Ao promover o diálogo e a inclusão, a cultura deve estar presente no quotidiano das pessoas, desde a escola aos espaços exteriores de convívio, reforçando o sentido de pertença.
Este compromisso visa dar voz e sustentabilidade ao vasto talento e à diversidade criativa de Sintra. Através da ativação cultural nos bairros, nas escolas e, essencialmente, nas associações, asseguramos a criação de novos públicos no presente e no futuro, garantindo a sustentabilidade e a vitalidade do setor cultural local.
Compromissos:
- Reforço do Orçamento da Cultura: Reforçar o orçamento anual para a Cultura na Câmara e nas Freguesias e constituir um Fundo Mecenático Local, simplificando os processos de acesso aos apoios.
- Plano Estratégico e Mapeamento: Promover o Plano Estratégico e de Ação Cultural, com participação dos agentes, e mapear exaustivamente o tecido cultural como agentes, associações, espaços e devolutos com potencial.
- Cartão Cultura Sintra e Acesso: Criar o Cartão Cultura Sintra com um Plano de Comunicação e Divulgação da Cultura, e crédito para jovens e seniores acederem a cultura, contratualizando estas políticas para a sustentabilidade financeira dos agentes locais.
- Centro Cultural Olga Cadaval: Dinamizar o Centro Cultural Olga Cadaval como equipamento cultural e comunitário, abrindo-o a organizações locais para residências e apresentações de espetáculos.
- Casas de Criação e Rede de Pontos Culturais: Criar uma Rede de Pontos Culturais nas freguesias e Casas da Criação com salas de ensaio, ateliês e estúdios para produção e experimentação artística e descentralizada, colocando o património e o espaço público ao serviço da comunidade.
- Cultura por Sintra: Estimular e apoiar a atividade cultural e artística em “terceiros lugares” como comércio local, estações, etc., e o Programa Cultura para Todos focado na prática e experimentação ativa, promovendo a revitalização urbana e a arte no dia a dia.
- Escola do Futuro Aberta às Artes: Reforçar a ligação entre educação e artes na Escola do Futuro, garantindo sempre uma ocupação relacionada com Arte e abrindo espaços escolares nos fins de semana e férias para programação cultural com o apoio das associações locais.
- Escola de Artes e Ofícios: Criar uma Escola de Artes e Ofícios para formação de novas gerações de artífices, com Bolsas Mestre-Aprendiz, e um Hub Maker & Património, criando um Banco de Equipamentos para associações e garantindo a formação de técnicos autárquicos e comunidade escolar.
- Valorização e Circulação de Talentos: Implementar programas de Contratação, Bolsas e Residências Artísticas, reforçando a valorização e profissionalização dos artistas, criar a figura de Embaixadores Culturais e promover a circulação nacional e internacional de projetos locais.
- Hub Criativo e Inovação: Transformar o antigo mercado de Algueirão num Hub Criativo, um espaço de produção e formação, e apoiar o desenvolvimento das Artes Digitais e Indústrias Criativas no concelho.
- Balcão Municipal das Artes: Criar um Balcão Municipal das Artes para apoio técnico, de gestão e acesso a financiamento para profissionais, criar um Programa de apoio à realização e captação de eventos estruturantes de âmbito nacional e internacional.
- Turismo Criativo e Experiências: Incentivar o desenvolvimento de experiências imersivas e criar o Espaço Gastronómico Multicultural no concelho, valorizando a identidade cultural, os produtos locais e o comércio tradicional.
- Habitação Colaborativa para Artistas: Criar uma rede de Habitação Colaborativa dedicada a acolher artistas, promovendo a coabitação e a partilha de experiências em regime de residência artística.
- Rede de Bibliotecas e Leitura: Reavivar as Bibliotecas Municipais com projetos como as bibliotecas itinerantes, e criar Planos Locais de Leitura, promovendo autores e a história local.